segunda-feira, 4 de março de 2013

Uso das AVDs e Rotina

    Estava lembrando de um post que fiz há um tempo no meu facebook e resolvi resgatá-o para postar aqui no blog.
    Este post que fiz citava um texto que li em um site. Este texto fala sobre os hábitos de higiene adotados pelos pais no cuidado aos seus filhos com disfunção do processamento sensorial. Ou seja, crianças que, a grosso modo, respondem exageradamente à alguns estímulos ou então, oferecem pouca resposta às demandas do ambiente (falarei sobre isso nos próximos posts).

    Segue um trecho do texto traduzido: 
"Você está habituado a dar banho em seu filho à noite? Comece a olhar para esta prática de forma mais crítica para saber se realmente é a melhor [ou única] opção para seu filho. Ajustar os hábitos de higiene do seu filho, e rotina, poderia ser uma das mais poderosas  ferramentas no auto ajuste da criança no seu kit de ferramentas, e uma das formas mais fáceis de ajustá-lo à rotina da família".

    Acho que esse parágrafo, quando bem compreendido, serve para os pais, professores e cuidadores de todas as crianças. Pensar na forma como uma atividade influencia o comportamento de seu filho/aluno/criança é extremamente importante. Por exemplo, observe como ele reage a um banho rápido e como reage a um banho calmo e tranquilo, como tende a ficar após as refeições, como seu corpo reage aos diferentes períodos do dia (manhã, tarde e noite), entre outros. Observando estes detalhes, pode ser que se consiga criar uma rotina que favoreça o desempenho do seu filho às demandas ambientais.
      
    
    O texto completo está no link: http://special-ism.com/showering-as-a-sensory-tool/

Até mais!!!
    

   

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