Há uns post atrás escrevi sobre a rotinas e as "AVDs" (Atividades de Vida Diária).
Pois bem... Resolvi retomar este post!!!
"ro.ti.na
sf (fr routine) 1 Caminho habitualmente seguido ou trilhado; caminho já sabido. 2 Hábito de fazer as coisas sempre da mesma maneira, maquinal ou inconscientemente, pela prática, imitação; desídia etc (...)"
"há.bi.to
sm (lat habitu) 1 Inclinação por alguma ação, ou disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela frequente repetição de um ato(...)"
Nós, Terapeutas Ocupacionais, falamos muito da rotina e das atividades que a compõe, mas não sei se conseguimos deixar claro o porquê de se estabelecer estes hábitos. Vamos começar então...
Os jovens e adultos podem fazer escolhas: se gostam da rotina ou não, se precisam dela ou não. Se gostam de manter horários ou se odeiam repetições. Se desejam profissões e hobbies com horários e papéis determinados ou se preferem lidar com situações diferentes a cada dia. Enfim, somos capazes (ou pelo menos deveríamos ser) de tomar decisões sobre as formas de garantir o melhor desempenho nas tarefas do dia a dia que precisamos realizar. Mas será que as crianças e adolescentes são capazes, sozinhos, de tomar estas decisões?
Hoje um assunto muito importante foi citado durante uma aula: O uso de redes sociais e games online por adolescentes durante a noite e madrugada e as consequências no desempenho escolar.
Aí levantei o questionamento: de que forma foi estruturada a rotina deste adolescente? Como foi sua infância? Como e quais são os hábitos deste adolescente e como estes hábitos estão sendo acordados entre pais e filhos?
Então, pensando neste assunto, encontrei um interessante texto que refletia sobre essa mesma questão: comportamento e rotina. Diz assim:
"A rotina é uma organização consciente que a criança apreende desde o nascimento e que se inicia com o exemplo de ações ensinadas pelos pais, fazendo junto e cobrando suas repetições. O exercício da rotina deve ser iniciado através das práticas mais simples, tais como horários para dormir e acordar, cuidados com alimentação e higiene etc. Progressivamente, a criança é condicionada à disciplina e organização, arrumando brinquedos e objetos pessoais, até que tenha condições para selecionar a utilização do seu tempo; nessa fase, aprender a utilizar uma agenda pode ser de grande valia". (http://www.abcdislexia.com.br/dislexia/importancia-da-rotina.htm)
Alguns adultos acreditam que estabelecer e manter uma rotina é uma tarefa difícil. E no começo é mesmo. Para nos ajudar, encontrei o relato super interessante de uma mãe, em um blog (e ainda vem com duas dicas de livros que eu ainda não conheço! rs):
"Lembro-me que quando as crianças eram bem pequenas (bebês) senti muita dificuldade em estabelecer rotina, tudo nos livros é muito fácil, mas a realidade é muito diferente. Mas com o passar dos meses fui percebendo que as tarefas pareciam que começam a se encaixar e tudo fluía melhor. Considero o livro a encantadora de bebês, maravilhoso, ajuda muito nesse processo de estabelecimento de rotina e recentemente li Crianças francesas não fazem manha e também achei fantástico.
A rotina é sim muito importante para a vida da criança e para a nossa também! Hoje com as crianças maiores consigo perceber como todo o esforço valeu a pena, inclusive dão muito menos trabalho quando estão dentro da rotina". (http://dicaspaisefilhos.com.br/bebes-e-criancas/a-importancia-da-rotina-para-as-criancas/)
Primeiro: Adultos são adultos e crianças são crianças!!! Gostam de coisas diferentes, possuem diferentes necessidades e precisam de estímulos diferentes! Alguns exemplos pra vocês: sua criança precisa brincar em lugares ricos de experiências sensoriais, motoras e cognitivas. E acredito que elas não precisam das novelas destinadas aos adultos!!! rs
Segundo: Não devemos esquecer que o ciclo ocupacional da criança deve conter todos os tipos de atividades: autocuidado e cuidado com os próprios materiais, lazer, brincadeira, estudo, sono adequado, atividades externas, etc.
A organização promovida pela rotina será percebida em todas as áreas de desempenho do seu filho e, por outro lado, poderá facilitar a organização de sua casa e da sua própria rotina a medida que seu filho passe a se tornar mais independente.
Como podem perceber, todos os textos que citei foram encontrados na internet, em sites de buscas. Ou seja, podemos encontrar as informações adequadas facilmente: basta saber selecioná-la e utilizá-la da melhor forma possível! Porém, caso queira repensar nas questões de rotina, desempenho, autonomia e independência de seu filho, você também pode consultar um Terapeuta Ocupacional.
Segundo: Não devemos esquecer que o ciclo ocupacional da criança deve conter todos os tipos de atividades: autocuidado e cuidado com os próprios materiais, lazer, brincadeira, estudo, sono adequado, atividades externas, etc.
"Não adianta os pais implantarem um padrão de rotina que massacre o estudante. É preciso ser certeiro e fazer com que a rotina auxilie e não martirize a todos. (http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/planejamento-estudos-618323.shtml).
A rotina é importante para que a criança comece a identificar seus papéis e suas necessidades, e assim, tomar atitudes adequadas.
Como podem perceber, todos os textos que citei foram encontrados na internet, em sites de buscas. Ou seja, podemos encontrar as informações adequadas facilmente: basta saber selecioná-la e utilizá-la da melhor forma possível! Porém, caso queira repensar nas questões de rotina, desempenho, autonomia e independência de seu filho, você também pode consultar um Terapeuta Ocupacional.
Beijos e até a próxima!!!
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